Computador educacional de baixo custo

Computador educacional de baixo custo: Raspberry Pi

Que tal gastar em torno de 199 reais em um Computador? Estamos falando da Raspberry Pi. Vem!

Os recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, e, quando estamos falando de Programação e Robótica, então, necessitamos de um computador para realizar diversas tarefas.

O dispositivo tem um Processador QuadCore (4 núcleos), 1GB de RAM, 4 portas USB, placa Wifi, porta HDMI, entrada para micro SD, pode obter dados de sensores e pode acionar diversos dispositivos elétricos. Eis a Raspberry PI!

Ele é bastante utilizado, no mundo inteiro, para o contexto educacional. Seu baixo custo, o poder de processamento e as ferramentas educacionais que estão no contexto auxiliam para uma aula dinâmica e uma aprendizagem efetiva.

Algumas formas para uso:

1 – Educação digital

Ele pode ser usado, inicialmente, para a educação digital, ensinando as partes de um computador, como utilizar a internet, e, também, os softwares que nele estão instalados.

2 – Programação

É comum se utilizar do software Scratch para ensinar Programação através da Raspberry Pi.

3 – Robótica

Ele tem as GPIO’s que são pinos de entrada e saída para entrada de dados por sensores e acionamento de atuadores. Isso faz com que seja possível captar, por exemplo, uma temperatura do ambiente, e, caso ela aumente muito, pode-se ligar o ar condicionado automaticamente.

Seja, ainda, para construir pequenos robôs que caminham sobre uma linha, que, normalmente, faz parte do desafio da Olimpíada de Robótica.

4 – Computador pessoal

Ele pode ser utilizado como computador pessoal. Ele é bem pequeno e com uma capacidade de armazenamento e processamento bem interessante. Assim, cada criança poderia ter o seu.

5 – Aprendizagem com o Minecrat

O Minecrat tem sido utilizado como plataforma de aprendizagem de Lógica e Programação, e, é possível utilizá-lo dentro da Raspberry Pi. Acesse: https://projects.raspberrypi.org/en/projects/getting-started-with-minecraft-pi e sabia mais detalhes.

Quer mais dicas de como aplicar a Raspberry Pi em sua escola ou em sua casa? Fique aqui no Roboduca, comente aqui embaixo e entre em contato conosco.

Até breve! Grande abraço!

Prof. Luiz Calaça


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 10 Etapas para ensinar Programação e Robótica para seu filho e aluno”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus alunos e filhos no universo da Matemática, Programação e Robótica. Clique aqui: http://bit.ly/2Ep7BE8.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *