Programação e Robótica para crianças

Programação e Robótica para crianças

Neste artigo, irei referenciar o vídeo no Youtube publicado no canal RoboDuca, e, aqui trarei algumas informações.

Respondi três perguntas no vídeo:

1 – A Robótica é para todos?
2 – Qual a idade para se começar?
3 – Dicas práticas para se iniciar no caminho da Robótica.

Não viu as respostas ainda ainda? Veja lá!

Vou listar alguns artigos científicos que compravam o contexto da Robótica na eficácia educacional e outros correlatos, os quais prometi no vídeo:

De Miranda, Leonardo Cunha, Fábio Ferrentini Sampaio, and José Antonio dos Santos Borges. “Robofácil: Especificação e implementação de um kit de robótica para a realidade educacional brasileira.” Brazilian Journal of Computers in Education 18.03 (2011): 46.

Doran, Michael V., and George W. Clark. “Enhancing Robotic Experiences throughout the Computing Curriculum.” Proceedings of the 49th ACM Technical Symposium on Computer Science Education. ACM, 2018.

da Silva, Sérgio Ricardo Xavier, and Luciano Porto Barreto. “ANÁLISE COMPARATIVA DE KITS DE ROBÓTICA EDUCATIVA.” (2011).

Church, William Joseph, et al. “Physics With Robotics-Using LEGO MINDSTORMS In High School Education.” AAAI Spring Symposium: Educational Robotics and Beyond. 2010.

Weinberg, Jerry B., et al. “A multidisciplinary model for using robotics in engineering education.” Proceedings of the 2001 ASEE annual conference and exposition. 2001.

George, Kiran, et al. “Design, implementation and evaluation of a brain-computer interface controlled mechanical arm for rehabilitation.” Instrumentation and Measurement Technology Conference (I2MTC) Proceedings, 2014 IEEE International. IEEE, 2014.

Cross, Jennifer, et al. “A visual robot-programming environment for multidisciplinary education.” Robotics and Automation (ICRA), 2013 IEEE International Conference on. IEEE, 2013.

Andruseac, Gabriela Gladiola, et al. “Training program for dyslexic children using educational robotics.” E-Health and Bioengineering Conference (EHB), 2015. IEEE, 2015.

Brown, LaVonda N., and Ayanna M. Howard. “The positive effects of verbal encouragement in mathematics education using a social robot.” Integrated STEM Education Conference (ISEC), 2014 IEEE. IEEE, 2014.

Weinberg, Jerry B., et al. “Multidisciplinary teamwork in a robotics course.” ACM SIGCSE Bulletin. Vol. 37. No. 1. ACM, 2005.

Lum, Mitchell JH, et al. “Multidisciplinary approach for developing a new minimally invasive surgical robotic system.” Biomedical Robotics and Biomechatronics, 2006. BioRob 2006. The First IEEE/RAS-EMBS International Conference on. IEEE, 2006.

Corso, Luciana, and Beatriz Dorneles. “Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática.” (2010): 298-309.

Okamoto Y, Case R. Exploring the Microstructure of children’s central conceptual structures in the domain of number. Monogr Soc Res Child Develop. 1996; 61:27-59.

Todos os artigos podem ser encontrados na internet!

Engajar e entusiasmar os filhos e alunos são tarefas do Pais e Professores. Vem comigo no Blog Roboduca!

Caso tenha interessado no contexto, busque mais artigos aqui no Blog Roboduca, ou, ainda, comente aqui e entre em contato conosco.

Até breve! Grande abraço!

Prof. Luiz Calaça


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 10 Etapas para ensinar Programação e Robótica para seu filho e aluno”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos e alunos no universo da Matemática, Programação e Robótica. Clique aqui: http://bit.ly/2Ep7BE8.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *