heurística para crianças

Por que ensinar a heurística às crianças?

Neste artigo, iremos responder o que é a heurística no contexto de atividades para a educação infantil e como pode ajudar no desenvolvimento intelectual da criança.

A imagem do artigo se encontra no The Times e tem um reportagem bem interessante.

O Dicionário Michaels Online tem três definições sobre a heurística que nos ajudam na compreensão:

1 – Ciência ou arte que leva à invenção e descoberta dos fatos;

2 – Procedimentos e normas usados em pesquisa feita por meio da quantificação de proximidade a um determinado objetivo;

3 – Método de ensino que consiste em que o educando chegue à verdade pelos próprios meios.

Uma heurística é uma maneira prática de resolver um problema. Uma criança desenvolve uma heurística usando a inteligência, experiência e o bom senso.

O contexto da tentativa e erro é a heurística mais simples, mas é uma maneira adequada, pois, não se pode deixar uma criança errar colocando a mão em um fio de alta tensão. O professor e os pais, ainda, tem papel central na educação. Errar? Sim, se necessário, mas, guiado para o correto e ótimo.

Assim, o contexto da heurística é o processo contínuo de aprendizagem, em que faz-se necessário buscar soluções para um projeto, não como dois mais dois são quatro, que, já seria algo determinado, mas, no contexto em buscar meios para a melhor solução possível.

A resolução dos algoritmos no mundo não são sempre de cunho determinístico, e, o que muitas vezes estamos buscando é a melhor solução possível e viável para um determinando contexto.

A partir de problemas nesse contexto, a criança desenvolve o senso de decisão, pois, ela precisa mover algo, construir, escrever, colar, e, aquela deverá ser uma boa decisão, a fim de que, o que está sendo buscado seja feito da melhor forma possível.

Um exemplo está no Jogo de Xadrez. Não há algo determinado para que deva acontecer, pois, as ações dependem do conhecimento que se tem do jogo, bem como, dos movimentos que o oponente realiza. É um jogo excelente e deve ser fomentado entre crianças e jovens.

Assim, as atividades no contexto da heurística para crianças são muito benéficas quanto ao âmbito da inteligência emocional, paciência, análise de contexto e busca da melhor decisão, desenvolvimento de soluções criativas e o trabalho em equipe, bem como, várias outras competências.

É possível perceber que quanto mais há experiência de projetos e atividades — uma criança, posteriormente, criará melhores soluções quando assim voltar a fazer as atividades que já conhece, ou, ainda, outras similares ou até novas.

A experiência de cair no chão é ruim? Ou é uma heurística necessária para a adaptação no andar? Também, há de se perceber que é necessário o professor, em um papel central, em guiar o aluno e aparar as arestas para que ele caminhe bem e ajudá-lo em todo o seu caminho intelectual. E, o aluno sendo bem guiado encontrará boas soluções para o que lhe é pedido.

Engajar e entusiasmar os filhos e alunos são tarefas do Pais e Professores. Vem comigo no Blog Roboduca!

Caso tenha interessado no contexto, busque mais artigos aqui no Blog Roboduca, ou, ainda, comente aqui e entre em contato conosco.

Até breve! Grande abraço!

Prof. Luiz Calaça


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 10 Etapas para ensinar Programação e Robótica para seu filho e aluno”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos e alunos no universo da Matemática, Programação e Robótica. Clique aqui: http://bit.ly/2Ep7BE8.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *