Singapura e Matemática

Ensinar Matemática com o método de Singapura

Neste artigo, vamos falar sobre o método de aprendizagem matemática de Singapura. Segundo o exame de PISA lá tem os melhores alunos de matemática do mundo.

Os melhores alunos de matemática do globo estão em Singapura, de acordo com a prova de avaliação internacional Pisa, realizada anualmente pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Retirar de muitos o medo da Matemática não é fácil, não é? Mas, o que falhou foi o método utilizado ou é normal ter dificuldades? Claro, cada um tem habilidades diferentes, mas, o básico da Matemática, todos devem saber com clareza, e, ao utilizar um bom método e um excelente professor, naturalmente, desenvolve-se com mais facilidade.


Pontos importantes do método de Singapura:

1 – A criança aprende a explicar o que está fazendo nas operações matemáticas, não é um “decoreba”! Ela pode até errar a resposta final, pois, pode ocorrer pequenos erros, mas, ela sabe os passos, sabe o algoritmo, compreende o que está acontecendo.

2 – Há diversos livros do método, de fácil aplicação. Com o auxílio de um Educador, pode utilizá-lo, até concomitante com os livros da Escola, caso não forem os oficiais.

3 – A matemática é “visualizada”, não apenas vista de forma abstrata. A notação matemática é tão importante quanto a musical. Assim, é importante saber o que significa — como é no mundo real –, assim como em uma partitura se busca a execução de sons ou a ausência deles. É necessário mostrar a Matemática à criança formando o seu imaginário.

4 – Uso de jogos matemáticos para a aprendizagem natural (brincando) e melhor visualização dos conceitos envolvidos.

O fundador da Amazon Jeff Bezos utiliza tal método para os seus filhos!

E, claro, que, há outros pontos a serem tratados e diversos outros métodos que podem ser utilizados, com prudência, zelo e especificidade, para a melhor educação dos alunos.

Engajar e entusiasmar os filhos e alunos são tarefas do Pais e Professores. Vem comigo no Blog Roboduca!

Caso tenha interessado no contexto, busque mais artigos aqui no Blog Roboduca, ou, ainda, comente aqui e entre em contato conosco.

Até breve! Grande abraço!

Prof. Luiz Calaça


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 10 Etapas para ensinar Programação e Robótica para seu filho e aluno”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos e alunos no universo da Matemática, Programação e Robótica. Clique aqui: http://bit.ly/2Ep7BE8.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *