Como tornar seu filho inteligente

8 dicas para ajudar seu aluno no crescimento intelectual

Neste artigo, vamos esboçar sobre o assunto de como tornar o seu aluno inteligente, a fim de que ele possa progredir no contexto intelectual.

Certamente, aqui será uma discussão rasa e uma tentativa de mostrar pequenos passos dentro de um gigantesco caminho.

Claro, isso não é uma atitude unilateral do professor, mas, algo em conjunto com o próprio aluno, pais, outros professores, família, sala de aula, projetos e vários outros. Vamos lá!

De antemão, já deixo a indicação do livro “Aprendendo Inteligência” do autor Pierluigi Piazzi. Já será um guia excelente para você: família e professor.

1 – Incentive a leitura

Creio que não precisa delongar para argumentar que é muitíssimo necessário desenvolver a linguagem e a imaginação infantil e a leitura é um excelente meio.

2 – Encontre uma escola de excelência que tenha o devido acompanhamento

Uma tarefa difícil aqui. Até devido a correria dos professores em darem aulas em diversas escolas, é pouco provável que encontre pessoas para acompanhar seu filho da forma necessária. No entanto, busque.

3 – Faça da sua casa uma segunda escola ou até a primeira!

A harmonia familiar é necessária e salutar para o desenvolvimento infantil. Faça uma casa onde reine a cumplicidade, perdão, respeito.

4 – Tente criar um cômodo específico da casa para o estudo

Muito importante! E deixar que a criatividade floresça diante de brinquedos interessantes e um ambiente chamativo.

5 – Mostre que o futuro é feito de pequenos passos

Cumprir as pequenas tarefas farão dele o grande homem de amanhã, ensine isso. Desde tarefas domésticas às escolares.

6 – Identifique a habilidade de seu filho e aluno

Veja o que mais ele se interessa, sua empolgação quando começa a fazer algo específico, e, então, invista na habilidade dele, encontre professores para que ele aprofunde no assunto e o faço subir novos degraus, continuamente.

7 – Passe mais tempo com seu filho

Ame-o, brinque, divirta-se e dê um grande segurança emocional para o seu filho dar passos largos futuramente. Acompanhe-o nas atividades e contribua com o que for necessário.

Ninguém será bom em tudo! Se ele ama ler, leve-o urgentemente à livraria e biblioteca. E, claro, pesquise bons livros para que adquirir, seja para melhorar a inteligência ou vários clássicos no âmbito da literatura nacional e internacional.

8 – Inscreva seu filho nas competições regionais, nacionais e internacionais

Seja ela de Literatura ou Robótica. Incentive-o. Ele irá crescer nas participações e conhecerá diversos outros alunos e professores. Pouco a pouco se faz um campeão.


Engajar e entusiasmar os filhos e alunos são tarefas do Pais e Professores. Vem comigo no Blog Roboduca!

Caso tenha interessado no contexto, busque mais artigos aqui no Blog Roboduca, ou, ainda, comente aqui e entre em contato conosco.

Até breve! Grande abraço!

Prof. Luiz Calaça


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 10 Etapas para ensinar Programação e Robótica para seu filho e aluno”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos e alunos no universo da Matemática, Programação e Robótica. Clique aqui: http://bit.ly/2Ep7BE8.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *